Cólica menstrual e exercícios físicos

Durante o ciclo menstrual é comum algumas mulheres sentirem dores tão intensas que não se sentem dispostas para realizar as atividades diárias. No entanto, a prática de exercícios físicos pode ajudar a aliviar a cólica menstrual típica desse período. Vamos conferir algumas opções?

cólica menstrual

O que é a tão conhecida cólica menstrual e por que ela acontece?

A menstruação é um processo natural na vida da mulher. Quando não há gravidez, as paredes do útero descamam e eliminam sangue e mucosa uterina. Resumindo, esse processo muitas vezes é indolor, mas em alguns casos pode causar dores intensas. A dor que acompanha a menstruação é conhecida como cólica menstrual, e é sentida na região inferior do ventre. Além disso, essa fase do ciclo costuma vir acompanhada de retenção e inchaço.

Além das dores no ventre, a cólica pode vir acompanhada de dor de cabeça, náusea, vômitos, diarreia e dores nas mamas. Apesar de parecer algo normal, é importante prestar atenção na intensidade e período da dor. Estudos indicam que cerca de 65% das mulheres brasileiras sofrem com as cólicas e 70% delas sentem uma queda na produtividade durante esse período.

E como podemos tratar a cólica menstrual?

Se a cólica tiver ligação com alguma doença, o tratamento precisará passar por acompanhamento médico. A melhor opção de medicamento para cada caso deve ser avaliada pelo ginecologista, mas há opções de tratamentos não medicamentosos que podem ajudar a combater a dor, como compressas de água quente, massagem e acupuntura.  Na acupuntura, o uso de agulhas estimula a produção de serotonina e endorfina, que aumentam a sensação de bem-estar. Por outro lado, o calor da compressa de água quente provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, que também alivia a dor.

Além disso, uma forma de aliviar a cólica menstrual é praticar atividades físicas ou fisioterapia para fortalecer a musculatura do ventre, aumentar a produção de endorfina e reduzir a inflamação. Do mesmo modo, é importante manter uma dieta rica em fibras, vegetais e vitaminas que ajudam a reduzir o desconforto. Antes do período menstrual, também é recomendado tomar bastante líquido.

Exercícios físicos ajudam mesmo a aliviar a cólica menstrual?

Um estudo feito com um grupo de mulheres que fizeram treinamento aeróbico durante um mês notou uma queda de 20% na intensidade da dor durante o período menstrual. Nesse sentido, essas mulheres estavam se exercitando três vezes por semana e afirmaram terem sentido um aumento da qualidade de vida e produtividade, o que nos faz perceber que os exercícios contribuem sim para aliviar a cólica.

E quais são as opções de exercícios que diminuem as dores menstruais?

O treinamento aeróbico é uma excelente opção para aliviar a cólica. Atividades como caminhada, natação, spinning e dança são algumas das opções que se encaixam nessa modalidade. Além disso, movimentos que fazem parte da musculação contribuem para acelerar o metabolismo e melhorar o condicionamento físico, o que promove uma sensação de bem-estar e contribui para aumentar a resistência durante o período menstrual. Confira alguns movimentos que ajudam a diminuir as dores:

Abdominal com bola

Esse exercício auxilia no fortalecimento abdominal e é uma excelente opção para aliviar a cólica. Deite-se de barriga para cima e segure uma bola na frente de seu corpo, perto do peitoral, como se fosse lançá-la para alguém. Sente-se e erga os braços, elevando a bola para cima da cabeça, alinhando a coluna. Em seguida, volte lentamente para a posição inicial enquanto fortalece a região do ventre.

Arco

Esse movimento melhora a estabilidade do tórax e abdômen, também ajudando na postura. De joelhos, coloque as mãos no chão, como se fosse engatinhar. Os punhos devem estar na mesma direção dos ombros e os joelhos devem estar alinhados com o quadril. Movimente o queixo em direção ao peito e faça um arco com seu corpo, enquanto levanta as costas e contrai o glúteo. Retorne com calma para a posição inicial e faça o movimento oposto, direcionando a cabeça para cima e a coluna para baixo. Esse último movimento se assemelha a uma curva inversa. Em outras palavras, esse exercício ativará a região do ventre, contribuindo para o alívio da dor.

Elevação de quadril na bola suíça

Esse exercício ajuda no equilíbrio do corpo, fortalece o abdômen, os glúteos e a região posterior da coxa. No movimento, mantenha a coluna alinhada e evite movimentar a bola suíça. Deite-se de barriga para cima e alinhe os braços ao lado do corpo. Estenda as pernas e apoie os calcanhares na bola. Mantendo os braços e as mãos no chão em forma de apoio, contraia os músculos abdominais e os glúteos, elevando o quadril até atingir a posição de uma prancha. Retorne à posição inicial lentamente.

E como posso complementar minha rotina para combater o inchaço da menstruação?

Em geral, o inchaço da menstruação acontece por conta da retenção de líquidos comum ao período. Com isso a SteelFit® lançou o mais potente dermocosmético para região abdominal, o creme Abs of Steel® é o último conceito em suplementos para redução de gordura localizada e eliminação da retenção de líquidos. Além disso, o produto é testado e aprovado clinicamente, possui todas as certificações dermatológicas e não tem nenhuma de suas matérias-primas testadas em animais.

Incluindo o Abs of Steel® em sua rotina de cuidados, será possível combater a gordura abdominal, diminuir a retenção de líquidos e aumentar a circulação local, o que ajuda a diminuir o inchaço típico do período menstrual.

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