Aquecimento antes da musculação

Aquecimento antes da musculação

Fazer um aquecimento antes da musculação, para a prática de qualquer atividade física, é um dos hábitos mais populares para os especialistas da área da saúde e para quem tem o hábito de praticar exercícios com frequência.

Apesar de muitas vezes não conseguirmos ver, de fato, todas as vantagens que o aquecimento antes dos treinos pode trazer para a nossa saúde a médio e longo prazo. Principalmente quando falamos de atividade física, precisamos entender como este simples hábito pode influenciar em nosso dia a dia.

Se você precisa começar a praticar exercícios, ou já faz atividades físicas sem utilizar um aquecimento adequado, vamos explicar neste post o porquê você deve incorporar o aquecimento antes da musculação.

aquecimento antes da musculação

 

Porque o aquecimento antes da musculação é importante?

Ao iniciar uma atividade física, independentemente do tempo ou estação, é muito importante preparar o corpo para receber um forte impacto através de comandos estratégicos.

Quando iniciamos uma atividade partindo do estado de repouso, o nosso corpo precisará fazer um estado de transição para aguentar a carga de energia e exercícios que será exigido.

O aquecimento então, proporciona um aumento no fluxo sanguíneo, passando diretamente para os músculos. Isso faz com que a energia seja propagada no corpo de maneira mais intensa, rápida e de forma que proteja o corpo em diversos sentidos.

Podemos listar alguns benefícios relacionados ao aquecimento antes da musculação, como:

  • Aumento da circulação do sangue
  • Músculos mais preparados para o forte impacto
  • Preparo do corpo para um alto impacto de exercícios
  • Diminuição de lesões
  • Aumento da resistência durante os treinos
  • Aumento da temperatura do corpo

Quais os primeiros passos para iniciar o aquecimento?

Antes de mais nada, ao iniciar qualquer tipo de exercício ou aquecimento específico antes de um treino, você precisa aquecer o corpo por completo, para enviar comandos ao cérebro e consequentemente aos músculos, de que um esforço extra será necessário.

Por isso, fazer um aquecimento focado no sistema cardio respiratório é essencial em qualquer modalidade. Você poderá, através de cinco ou dez minutos de caminhada, preparar o corpo para um aquecimento mais específico, antes do treino iniciar de fato.

A importância do Core

O core, é um músculo fundamental que também precisa ser trabalhado durante o aquecimento com o propósito de evitar lesões. Esta é uma região do corpo responsável por:

  • Manter a coluna ereta
  • Estabilizar a cintura escapular
  • Transferir energia entre o corpo e o membro

Uma forma muito simples de aquecer o core antes da sua atividade física, é realizar exercícios que utilizem apenas o peso do corpo. Tudo vai depender do objetivo que você deseja alcançar, mas somente essa medida já vai conseguir oferecer um direcionamento melhor para o seu objetivo.

Como aquecer os membros?

Agora que já sabemos o quão importante é trabalhar os músculos certos e fazer um aquecimento cardio vascular, precisamos entender como fazer um aquecimento antes do treino de musculação adequado para os braços e pernas.

Para os braços:

  • Para aquecer os braços, você poderá leva-lo a sua lateral oposta, e com o outro braço, segura-lo por trinta segundos. Após este processo, repita com o outro braço para que ambos estejam aquecidos.
  • Você também poderá levantar seus braços atrás do pescoço e segurar o cotovelo, de forma que fique pressionado por trinta segundos. Após, poderá repetir o mesmo processo com o outro braço.

Para as pernas:

  • Com as mãos e os pés apoiados no chão, traga o pé ao lado da mão para frente, alternando as pernas. Após esse processo, em pé, flexione os joelhos, descendo o quadril para realizar um agachamento.

 

Independente de qual processo de aquecimento você considere melhor, mais rápido e eficaz, é muito importante ter em mente que a prática do aquecimento antes do treino de musculação só traz benefícios para o desempenho das suas atividades, e para a própria saúde.

Por isso, a Steel Fit quer saber: Qual desses aquecimentos você costuma fazer antes dos treinos?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×