5 dicas para acelerar a recuperação pós-treino

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Praticar exercícios físicos é importante para manter a saúde do organismo. Por outro lado, sabemos que depois de trabalhar intensamente, nosso corpo precisa descansar e é necessário darmos atenção a recuperação pós-treino.

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Primeiramente, é importante sabermos que os exercícios físicos são planejados para fazer nosso corpo se cansar, ou seja, para causar fadiga. No momento da atividade física, os ossos, músculos e ligamentos que formam nossa estrutura estão atingindo seu limite, e as reservas de energia usadas nos exercícios vão se esgotando.

O primeiro efeito da fadiga é a redução do desempenho. Entretanto, logo depois do treino, o organismo começa a agir para se recuperar. É fundamental conhecer as melhores estratégias para acelerar essa recuperação pós-treino e devolver os níveis de desempenho para o corpo, que precisa estar pronto para novas sessões de exercício. Afinal, quanto mais rápido você se recuperar, mais rápido poderá treinar de novo.

Além disso, um corpo que se recuperou de momentos de fadiga é um corpo mais resistente, sem contar que uma recuperação muscular correta reduz o risco de lesões. É neste momento pós-treino que o corpo também ganha mais desempenho nos movimentos. Quando não nos recuperamos da forma correta, nosso organismo não consegue se recompor totalmente e o desempenho para outros períodos de trabalho físico cai. Abaixo preparamos 5 dicas importantes para auxiliar no momento da recuperação pós-treino:

 

1) Deixe o corpo “resfriar”

Quando finalizar o treino, faça uma breve sessão de resfriamento. Esse momento final é ótimo para acelerar a recuperação pós-treino. Sendo assim, nos últimos 10 minutos de atividade, reduza o ritmo dos movimentos para entrar na intensidade da recuperação. Parece ser algo simples, mas os benefícios são vários: o corpo consegue trazer o metabolismo e o sistema vascular de volta ao ritmo normal para que consigam se recuperar.

2) Alongue-se levemente

Depois das sessões de exercícios físicos intensos, faça uma sessão de alongamento leve. Quando nos alongamos, reduzimos a rigidez muscular e aceleramos a recuperação dos músculos. Em outras palavras, nossos músculos começam a se preparar para produzir um melhor desempenho. O alongamento também é excelente para reduzir a tensão muscular e melhorar a flexibilidade. Além disso, alongar-se durante o resfriamento do corpo também gera um efeito de relaxamento.

3) Relaxe

Manter a mente relaxada afeta automaticamente o descanso do nosso corpo. Tente praticar meditação e yoga para acalmar os pensamentos e colocar seu organismo no estado de relaxamento. Quando nos sentimos relaxados, sentimos a rigidez do nosso corpo diminuir, e a concentração de lactato nos músculos também cai. Assim, essa é uma excelente forma de recuperar o corpo no momento pós-treino.

4) Alimente-se bem

É muito importante reabastecer o corpo após uma sessão de treino, afinal, ele precisa de energia. Seguir uma dieta bem planejada com a combinação de carboidratos e proteínas ideal para sua condição é indispensável para o processo de recuperação pós-treino. Além disso, um cardápio bem planejado pode ajudar no ganho de músculos e a manter os níveis de estoque do organismo estáveis. Além dos alimentos, água é fundamental, então não deixe de repor o líquido que foi eliminado durante a prática de atividade física. Lembre-se: o desempenho físico depende muito desse cuidado alimentar!

5) Durma

Sabemos que a melhor forma de recuperar um corpo cansado é dormindo. Os estímulos do treino são processados durante o momento do sono. Além disso, é quando nos “desligamos” que os tecidos se regeneram, os músculos se desenvolvem e o corpo e a mente restauram sua energia. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite, afinal, quando dormimos pouco, nosso metabolismo também é reduzido e a recuperação pós-treino ocorre de forma mais lenta.

 

Dica extra para recuperação pós-treino!

Uma ótima maneira de preparar melhor seu corpo para a prática de exercícios físicos, é incluir o Guns Of Steel® em sua rotina. Este produto é o primeiro pré-treino local do mundo. Seus ingredientes tópicos conseguem aumentar a vascularização local através da sinalização e aumento da síntese de óxido nítrico local. Com isso, você sentirá um aumento de força, resistência e volume muscular através de um PUMP que nunca sentiu antes.

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O Guns Of Steel® também acelera a recuperação muscular após o treino. O aumento que o produto gera no fluxo sanguíneo local, permite que mais nutrientes e oxigênio sejam levados ao tecido muscular. Assim, mais nutrientes sendo entregues para o músculo resultam em menos fadiga durante os treinos, mais força, resistência e recuperação muscular acelerada.

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