5 exercícios para fazer em casa

5 exercícios para fazer em casa

Por que não começar a rotina de treinos no próprio lar? Uma rotina cheia e imprevistos que surgem podem dar fim aos planos de estar diariamente em uma academia, mas isso não é motivo para deixar de se exercitar. Falaremos sobre 5 exercícios para fazer em casa com a faixa elástica e as mini bands da SteelFit®.

5 exercícios para fazer em casa

Dá para criar uma rotina de exercícios físicos em casa?

A resposta é “claro”! Começar ou manter a prática de exercícios físicos em casa é uma excelente maneira de adaptar nosso corpo e mudar o padrão mental que nos mantém na procrastinação.

Além disso, não conseguir frequentar o ambiente da academia não é uma desculpa para deixar de cuidar do corpo, afinal, são várias as maneiras e orientações de criar uma rotina em casa. Apesar de ser possível variar mais o estilo e a intensidade de treino com o auxílio dos aparelhos e pesos disponibilizados nas academias, também dá para manter seu corpo tonificado treinando em casa. Desde que realizados da forma e na intensidade correta, os exercícios caseiros trazem resultados excelentes para o corpo.

Além do próprio peso corporal, a faixa elástica e as mini bands da SteelFit® são ótimas para incluir na programação da atividade física.

 

Para que serve a faixa elástica e as mini bands da SteelFit®?

Com a faixa e as mini bands da SteelFit®, dá para aumentar a intensidade dos exercícios feitos em casa. Basicamente, elas aumentam a resistência do treino, ajudam a tonificar a musculatura, auxiliam na coordenação motora, melhoram a flexibilidade.

Enquanto a faixa elástica é mais grossa, as 5 mini bands que formam o kit são elásticos mais finos, cada um com um nível de resistência diferente. Esses itens são ideais para aquecimentos dinâmicos, reabilitação de lesões, ótimos para treino dos glúteos e podem ser facilmente transportados em viagens.

 

Quais são os 5 melhores exercícios para fazer em casa?

Antes de qualquer coisa, reserve um espaço em sua casa para praticar os exercícios. Um colchonete ou tapete ajuda a manter o corpo protegido do solo para realizar os movimentos. O mais importante aqui é se manter ativo, escolher um horário e ter disciplina. Abaixo selecionamos 5 exercícios para fazer em casa com o uso da faixa elástica e mini bands da SteelFit®:

 

1) Agachamento

Fique em pé, com as pernas paralelas, e encaixe a faixa elástica na altura acima dos joelhos. Mantendo a postura do corpo, faça o movimento de agachar enquanto força os joelhos para fora, indo contra a resistência da faixa elástica. Imagine que está se sentando em um banco, mas mantendo os joelhos e as coxas fortalecidos contra a força da faixa, ou seja, os músculos em contração. Quando tiver alcançado a altura de um banco imaginário, retorne à posição inicial e repita essa sequência em 3 séries de 15 repetições com 30 segundos de descanso entre cada série. Este exercício é ótimo para trabalhar os membros inferiores e o core do corpo.

2) Abdutor unilateral

Partindo da posição em pé com as pernas em paralelo e uma mini band posicionada entre as pernas, na altura da canela, faça a abdução do quadril. Ao fazer o movimento de abrir uma das pernas, levantando-a levemente e resistindo contra a força da mini band, o músculo do glúteo será exercitado. Novamente, repita essa sequência em 3 séries de 15 repetições com 30 segundos de descanso entre cada série.

3) Deslocamento lateral

A faixa elástica é perfeita para este exercício. Primeiro, posicione-a na altura dos joelhos, em torno das coxas. Em seguida, flexione levemente os joelhos, com o tronco virado para a frente e agache. Permaneça na posição agachado, junte as mãos na frente do corpo, com os cotovelos levemente flexionados e dê um passo para o lado. O elástico deve permanecer tensionado durante todo o movimento. Assim, caminhe lateralmente para ambos os lados, indo e voltando. Faça cerca de 15 deslocamentos para cada lado, descanse por 30 segundos e repita essa sequência por 3 séries. Este exercício é excelente para trabalhar as coxas e glúteos.

4) Crucifixo inverso em pé

Mais uma vez partindo da posição em pé, com as pernas em paralelo, segure uma mini band com ambas as mãos e eleve os braços na altura dos ombros, como se estivesse segurando o elástico para entregá-lo a alguém. Faça uma abdução horizontal, abrindo os braços para estender a faixa. Neste momento, o movimento é realmente igual a um crucifixo. Deixe o elástico estendido para manter o músculo em contração e retorne à posição inicial. Repita essa sequência em 3 séries de 15 repetições com 30 segundos de descanso entre cada série. Este exercício trabalha a região posterior dos ombros.

5) Extensão de tríceps

Mantenha-se em pé, com as pernas em paralelo. Prenda o centro de uma mini band em um local mais alto, formando uma ponte. Segure as pontas da mini band com as mãos, flexionando os cotovelos e estendendo os antebraços para baixo. Este exercício trabalha a região do tríceps braquial e pode ser feito, novamente, por 3 séries de 15 repetições com 30 segundos de descanso entre cada série.

 

Além de criar uma rotina de treino em casa, é importante manter os cuidados de uma alimentação saudável e sono de qualidade. Dessa forma, você conseguirá repor suas energias, manter o corpo exercitado e seu sistema imunológico fortalecido. Não tem como dar errado!

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