Zero, diet ou light? Qual a melhor opção?

diet light ou zero

As prateleiras do mercado exibem alimentos para todos os objetivos e gostos, mas muitas vezes não sabemos para quem essas opções são indicadas. Sendo assim, os alimentos zero, diet e light ajudam mesmo no emagrecimento saudável? Qual a melhor opção?

Pesquisas apontam que, na população brasileira, há um grande número de obesos e, por outro lado, cada vez mais pessoas buscam mudar seus hábitos e adotar uma alimentação mais saudável. Quando começam a repensar os alimentos que consomem, é natural considerar as versões zero, diet e light, reduzidas em gordura, açúcar e sódio. Entender o que compõe cada uma dessas opções é fundamental para traçar uma boa estratégia alimentar:

diet light ou zero

ALIMENTOS ZERO

Os alimentos zero não contêm valor nutricional, ou seja, seu número de calorias é zero. Para que não tenham esse valor nutricional, alguns compostos são retirados da fórmula, como açúcar, gordura ou proteínas. O produto que mais surge nas prateleiras dos mercados na versão “zero” são os refrigerantes.

ALIMENTOS DIET

Os alimentos diet não contêm determinado ingrediente, e normalmente este ingrediente é o açúcar. Opções “diet em açúcar” não carregam açúcar em sua composição, havendo a substituição por algum tipo de adoçante. É indicado analisar todos os ingredientes do produto por completo, pois é normal elevar muito a quantidade de outros nutrientes para compensar aquele que foi retirado da fórmula. Um exemplo são os chocolates diet, que não possuem açúcar, mas costumam apresentar mais gordura na composição. Resumindo, muitos dos alimentos diet podem não ser adequados para dietas de emagrecimento, por serem muito calóricos. Por outro lado, são boas opções para diabéticos, por serem livres de açúcar.

ALIMENTOS LIGHT

Os alimentos light costumam ser os preferidos das pessoas que seguem dietas com restrição de calorias, ou que buscam reduzir o consumo de um ingrediente específico. Por terem uma menor quantidade de gorduras sem adição de outros ingredientes para compensar a retirada, os alimentos light (ou seja, alimentos leves) são indicados em dietas de emagrecimento.

E para quem cada tipo de alimento é indicado?

Tudo depende da estratégia que cada pessoa pretende aplicar em sua dieta, e o ideal é ter um acompanhamento nutricional. Apesar de produtos diet e zero possuírem características parecidas, com a retirada total de certos ingredientes, os alimentos zero são mais voltados para quem busca redução calórica. Além disso, é importante sabermos que um produto zero não possui mais do que quatro calorias. Estudos também apontam que os alimentos zero e dieta costumam ser mais consumidos por diabéticos e hipertensos. Já os produtos light, por outro lado, são mais comprados por pessoas que seguem dietas restritas em calorias e que buscam emagrecer.

Quais as vantagens e desvantagens desses alimentos?

Esses tipos de alimentos possuem prós e contras. No caso das opções zero, a vantagem é a ausência de calorias. Nas opções diet, a falta de ingredientes específicos prejudiciais principalmente aos diabéticos. Já no caso das opções light, a baixa quantidade de gorduras. No entanto, nutricionistas ainda confirmam que produtos diet e zero não são necessariamente as melhores opções para pacientes com diabetes, uma vez que adoçantes artificiais surgem na composição. Além disso, há estudos que associam o consumo de adoçantes artificiais a doenças, sendo que há limites para a ingestão diária de adoçantes artificiais.

Concluindo, ao contrário do que muitos pensam, produtos zero, diet e light nem sempre são escolhas saudáveis. É preciso avaliar se realmente vale a pena trocar a versão tradicional por uma dessas opções. Além disso, o mais indicado é sempre priorizar mercadorias não industrializadas.

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