Efeito sanfona, como evitar?

efeito sanfona

Estudos apontam que mais da metade da população brasileira sofre com o excesso de peso. A má alimentação é a principal causa desse excesso, e é em uma tentativa de seguir dietas que não funcionam que o efeito sanfona surge. Mas como é que podemos evitar esse problema?

O que é o efeito sanfona? 

O que causa o efeito sanfona são ciclos de constante perda e ganho de peso que uma pessoa passa. Ou seja, ele surge quando não conseguimos manter o corpo que conquistamos depois de uma mudança na dieta ou rotina de exercícios. Isso acontece porque muitas vezes não sabemos seguir uma boa estratégia que funcione no longo prazo para controlar o excesso de peso.

Somos bombardeados com a informação de que basta reduzir o consumo de calorias ao longo do dia para perdermos peso, mas não é bem assim que funciona. Restringir o consumo de calorias não é sinônimo de perda de peso. Em outras palavras, a reeducação alimentar de acordo com o biotipo e estilo de vida, e uma rotina de exercícios que também seja adequada, ainda é a melhor alternativa.

É importante conseguir manter tanto essa dieta quanto a prática de atividades físicas ao longo do tempo, e não apenas por um curto período, de forma momentânea.

Com essa dificuldade em encontrar a melhor e mais saudável estratégia para eliminar peso, e mantê-la a longo prazo, é normal o corpo sentir essas mudanças e passar por um processo de “engorda-emagrece” que nada mais é do que o efeito sanfona.

Com isso, se a estratégia alimentar escolhida para o emagrecimento não considerar a manutenção do peso após o emagrecimento, o efeito sanfona é um problema que com certeza surgirá.

 

E como podemos evitar esse problema?

efeito sanfona

Preparar um plano a traçar durante o processo de perda de peso é a melhor pedida neste caso. Desta forma, é importante que o plano não inclua apenas a perda de peso, mas a manutenção ao longo do tempo. Algumas estratégias podem ser muito eficazes para evitar o efeito sanfona:

Preferir consumir alimentos naturais e evitar os ultra processados;

Aumentar o consumo de proteína na dieta;

Praticar exercícios físicos de forma regular;

Preparar sua cozinha para evitar o consumo fácil de alimentos pouco nutritivos, evitando dessa maneira sair da dieta;

Identificar e tratar de traços no seu comportamento que possam sabotar o processo de perda de peso;

Manter o acompanhamento com médico e/ou nutricionista mesmo após o emagrecimento.

 

O que mais posso incluir na minha rotina para evitar o efeito sanfona?

Para manter o peso depois do processo de perda, uma rotina de exercícios adequada é muito importante para evitar o efeito sanfona. Complementar suas atividades físicas com a Cinta Neoprene SteelFit® é uma excelente opção.

Em conjunto com o Abs of Steel®, a cinta aumenta a circulação local e potencializa a queima de gordura. Antes de se exercitar, aplique o creme em áreas específicas e massageie com firmeza até que a pele o absorva por completo. Em seguida, coloque a cinta sobre o abdômen e comece o seu treino.

A cinta é capaz de aumentar a circulação sanguínea local, auxiliar na eliminação de toxinas, aumentar a temperatura local e com certeza ajuda a manter sua rotina de manutenção do peso com a perda de gordura localizada e líquidos retidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *