5 dicas para acabar com a retenção de líquidos

O acúmulo de líquidos no corpo contribui para o inchaço da barriga, celulite e costuma ser mais frequente nas mulheres. Que tal conferir 5 dicas para acabar com a retenção de líquidos e conquistar um corpo mais sequinho?

O que é retenção de líquidos?

A retenção de líquidos, ou retenção hídrica, nada mais é do que um acúmulo anormal de água entre as células do corpo. Esse problema acontece quando o sangue chega às pernas, mas tem dificuldade em retornar para o coração. Sendo assim, o resultado é uma grande saída de líquido vindo do sangue para o espaço entre as células, o que gera o inchaço.

Em outras palavras, é uma condição que costuma afetar mais as mulheres, principalmente durante os períodos de menstruação ou gravidez, mas pode surgir por outras causas muito comuns. Resumindo, é uma condição que causa inchaço e que é facilmente percebida devido ao aumento do volume nas regiões do abdômen, rosto, pernas, tornozelos e pés. Por outro lado, a retenção hídrica também pode indicar alguma doença, sendo importante consultar um médico para fazer exames e descobrir a causa da retenção.

Retenção de líquidos

O que causa a retenção de líquidos?

Abaixo estão algumas das causas mais comuns da retenção de líquidos:

  • Sedentarismo;
  • Alto consumo de alimentos industrializados;
  • Excesso de sal na dieta;
  • Pouca ingestão de água;
  • Gravidez;
  • Longos períodos sentado ou em pé;
  • Problemas cardíacos;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Doenças renais.

 

Como saber se estou com retenção de líquidos?

Para descobrir se está com retenção de líquidos, pressione a área próxima dos tornozelos com o polegar durante 30 segundos. Em seguida, se perceber que a região ficou com a marca do polegar, seu corpo está retendo líquidos. Marcas de meia ou roupa na região da cintura e das pernas também indica um sinal de retenção hídrica. Além disso, é comum que quando há retenção de líquido a quantidade de urina produzida por dia diminua.

 

Como acabar com a retenção de líquidos no corpo?

Para acabar com a retenção de líquidos, adote alguns hábitos como ingerir mais água, praticar atividade física, manter uma dieta adequada e buscar tratamentos estéticos que ajudam a eliminar o problema. Confira abaixo 5 dicas para acabar com a retenção de líquidos no corpo:

1) Alimente-se de forma adequada

Primeiramente, é importante estar atento à dieta, porque alguns alimentos podem piorar o inchaço. Evite consumir alimentos ricos em sal, como embutidos, enlatados, queijos amarelos e fast foods. Para diluir o sal, o organismo precisa reter mais água. Por outro lado, alimentos probióticos, como iogurtes, ajudam a deixar a flora intestinal mais saudável, absorver os nutrientes e reduzir o inchaço. Em vez de temperar seus alimentos com sal, prefira ervas como salsinha e orégano. Além disso, inclua em seu cardápio frutas com poder diurético, como melancia, melão, abacaxi, pera e maçã. Essas frutas são ricas em nutrientes que combatem a retenção e contêm potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água. Assim, incluindo essas opções na dieta, dá para aumentar o fluxo da urina e eliminar as toxinas de forma mais fácil. De quebra, o funcionamento do intestino também melhor e o inchaço abdominal diminui.

2) Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos melhora a circulação e diminui a retenção de líquidos. Afinal, a contração de grupos musculares como braços, pernas e glúteos força a eliminação do excesso de líquidos retidos através da urina. Inclua a prática de caminhada, corrida e bicicleta em sua rotina de exercícios. A falta dos exercícios físicos faz com que o corpo armazene o líquido por não ter como expulsá-lo da forma como deveria. Em outras palavras, movimente-se!

3) Beba mais água e consuma chás/sucos diuréticos

Primeiro, beber água é muito importante para evitar a retenção de líquidos. No caso, a desidratação do corpo estimula a retenção hídrica. Sendo assim, quanto mais água você ingerir, mais toxinas serão eliminadas pela urina. Chás e sucos diuréticos são excelentes para ajudar no funcionamento do organismo e desintoxicar. Boas opções de chás diuréticos para complementar os hábitos diários são cavalinha, hibisco, canela com gengibre, chá verde e centelha asiática. Essas são plantas que aumentam o efeito diurético no corpo. Também inclua sucos detox na rotina, e uma opção é o suco verde desintoxicante. Prepare esse suco com couve, abacaxi e hortelã. Por fim, evite o consumo de bebidas alcoólicas, que pioram a retenção de líquidos no organismo.

4) Faça drenagem linfática

Além das opções anteriores, a drenagem linfática é uma ótima opção para ajudar na eliminação de líquidos acumulados. Esse tipo de massagem ajuda a desinchar e elimina o excesso de água do corpo. Além disso, a drenagem faz com que a circulação não fique congestionada, facilitando a liberação natural das toxinas do organismo.

5) Inclua em sua rotina de cuidados dermocosméticos

Os cremes Buns of Steel® e Abs of Steel® da SteelFit® são dois grandes aliados no combate à retenção de líquidos.

O primeiro, que é o Buns of Steel® para a região das coxas e glúteo, combate a gordura local, ajuda a reduzir medidas, melhora as celulites, estria e contribui para a hidratação e firmeza da pele. O creme suaviza a reação inflamatória causada pela má circulação e acúmulo de toxinas, renovando as células da pele para proporcionar uma aparência mais lisa, saudável, jovem e livre de retenção hídrica.

O segundo, que é o Abs of Steel® para a região abdominal, é o mais potente e eficiente queimador de gordura abdominal localizada que também ajuda a acabar com a retenção de água local.

Esses produtos foram produzidos com as melhores e mais puras matérias-primas do mundo. Médicos especialistas desenvolveram a fórmula patenteada com dosagens e proporções clínicas para entregar um produto que realmente faz o que promete! Junto com as quatro dicas anteriores que apresentamos, não deixe de incluir esses aliados em sua rotina de cuidados para acabar de vez com a retenção de líquidos no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *