Treino com elásticos

treino com elásticos

É comprovado: o treino com elásticos é extremamente eficiente para ganho de força e resistência, podendo ser incluído em exercícios em casa.

treino com elástico

Disponíveis em uma grande variedade de modelos e níveis de resistência, os elásticos (também chamados de faixas elásticas ou Thera-Band) são uma excelente opção para quem gosta de fazer exercícios em casa e se mostraram extremamente úteis em tempos de isolamento social.

E DE ONDE SURGIU A IDEIA DE UM TREINO COM ELÁSTICOS?

Prático de ser levado para qualquer lugar, o acessório começou a ser utilizado na Rússia, no início dos anos 50, para recuperação muscular e articular. Atualmente, tem sido amplamente incluído em treinos funcionais e a ciência já comprovou que movimentos feitos com o uso de um elástico podem exigir tanto dos músculos quanto os equipamentos de musculação habituais. Para aqueles que procuram realizar exercícios em casa, os elásticos são um acessório indispensável.

O TREINO COM ELÁSTICOS É MESMO EFICIENTE?

A princípio, por não envolver o uso de cargas, é comum as pessoas pensarem que o treino com elásticos pode não exigir tanto do corpo, mas é necessário reunir força para esticar a borracha e enfrentar a resistência do acessório. Sendo assim, uma das vantagens do elástico é a proteção das articulações, afinal, as chances de lesão são muito menores por ser difícil ultrapassar a amplitude correta do movimento. Mesmo para aqueles que não costumam realizar exercícios em casa, também dá para aproveitar sua eficiência ao associá-lo aos próprios treinos feitos em academia para turbinar ainda mais sua rotina de exercícios físicos.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO TREINO COM ELÁSTICOS?

Em primeiro lugar, sabemos que os elásticos podem ser usados para realizar diferentes exercícios e, portanto, trabalhar diferentes grupos musculares. É possível trabalhar a força e resistência da região dos glúteos, pernas, braços e abdominais. Seus benefícios incluem:

Maior resistência muscular;
Mais amplitude dos movimentos;
Aumento da flexibilidade corporal;
Fortalecimento das articulações;
Melhor coordenação motora;

Nesse sentido, outro benefício do treino com elásticos é o fato de poder ser feito por pessoas de qualquer idade e diferentes tipos de condicionamento físico. Para adaptá-lo ao seu condicionamento, basta utilizar a faixa com o nível de resistência ideal para você. Quando os movimentos começarem a ficar mais fáceis, dá para substituir o elástico utilizado por uma faixa com densidade maior, aumentando a resistência do corpo.

E QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE ELÁSTICO DISPONÍVEIS?

A Steel Fit® possui duas opções desse acessório que podem ser adquiridas. Uma delas é a Faixa Elástica, que pode ser encontrada nos tamanhos PP/P e M/G. A faixa P\PP é realmente bem resistente, tem 32 cm e é indicada para pessoas que já fazem um tipo de treinamento mais avançado. Já a faixa M/G possui uma resistência um pouco mais branda, tem 35 cm e é indicada para pessoas em nível iniciante ou intermediário de treinamento.
A marca também disponibiliza a opção de 5 mini bands elásticas. Este produto contém cinco faixas com diferentes níveis de resistência, sendo uma faixa rosa (resistência extra leve), uma faixa azul (resistência leve), uma faixa vermelha (resistência média), uma faixa cinza (resistência forte) e uma faixa preta (resistência extra forte). Estes são elásticos perfeitos para aquecimentos dinâmicos que se integram em qualquer treino.

QUE EXERCÍCIOS POSSO FAZER COM OS ELÁSTICOS?

Os elásticos podem ser usados para trabalhar diversos grupos musculares, e algumas opções de exercícios são:

AGACHAMENTO
Em pé, posicione o elástico ao redor da região dos joelhos. Agache forçando a abertura das pernas, desafiando a resistência do elástico, então retorne lentamente à posição inicial.

EXTENSÃO DE PERNAS
Novamente em pé, mantenha os pés alinhados de acordo com a largura do quadril, e utilize uma parede para apoio. Posicione o elástico ao redor dos tornozelos. Eleve uma das pernas, sentindo a resistência da faixa elástica. Em seguida, retorne lentamente a perna à posição inicial.

ELEVAÇÃO PÉLVICA
Coloque o elástico em torno de suas pernas, na altura acima dos joelhos. Deite-se de costas com os quadris e joelhos flexionados a 90 graus. Afaste os joelhos enquanto contrai os glúteos e levanta a região pélvica. Retorne lentamente à posição inicial.

SUPINO
Coloque a faixa elástica ao redor do seu corpo, na altura do tronco. Deite-se em um banco ou no chão com o rosto virado para cima. Segure o elástico com ambas as mãos. Em seguida estenda os braços, forçando o elástico para cima, e retorne lentamente à posição inicial.

Por fim, agora que já sabemos que o elástico é um acessório extremamente versátil e que pode ser aproveitado em diversos tipos diferentes de treinamentos, de acordo com os objetivos e limitações físicas de cada pessoa, experimente incluí-lo em seus treinos para potencializar ainda mais seus resultados!

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