Quero perder peso e não consigo, e agora?

Quero perder peso e não consigo, e agora?

Se você é uma daquelas pessoas que sempre  tentam começar uma dieta, mas nunca consegue emagrecer, mesmo quando cumpre  tudo a risca o que a dieta manda, saiba que existem outros fatores que podem estar te atrapalhando!

Existe uma explicação científica para que talvez, você tenha mais dificuldade em emagrecer que outras pessoas ao seu redor.


A culpa é do seu metabolismo?

O nosso corpo é cheio de truques, e para saber lidar com eles, precisamos entender exatamente como o metabolismo funciona. Entender como seu metabolismo funciona e como você pode otimiza-lo é fundamental para ter sucesso na perda de peso.

 

Como a perda de peso ocorre?

Apesar de parecer extremamente  simples, muitas pessoas não entendem de fato como funciona o processo de emagrecimento de um modo geral e como o seu metabolismo pode ajudar ou atrapalhar.

 

A perda de peso saudável  funciona  quando você está passando por um défice calórico, ou seja, você está gastando mais colorias do que consumindo. Isso significa que você precisará se alimentar menos do que o habitual ou fazer escolhas diferentes do que tem feito, para que o seu corpo gaste mais do que você está consumindo e comece a queimar a gordura.

 

Ok, agora que você já sabe que precisa consumir menos e gastar mais, nem pensem em fazer dietas milagrosas que prometem emagrecimento rápido e sem restrições! Recomendamos que você se afaste desse tipo de dieta, já que além de não funcionarem, muitas vezes elas podem causar o efeito reverso do que você espera.

 

O que recomendamos é que em um primeiro momento, certifique-se, juntamente com um nutricionista de que está havendo um déficit calórico em sua dieta. Não adianta você simplesmente achar que está, ou então, por exemplo, não estar ingerindo  carboidrato à noite, acreditar que isso é o suficiente para estar  gastando mais do que está consumindo.

Ok, já estou gastando mais do que consumindo e mesmo assim não estou emagrecendo!

Se você já está fazendo a redução calórica e ainda está encontrando dificuldades para emagrecer, pode ser que seu metabolismo esteja mais lento do que o normal. Isso pode ocorrer por diversos motivos que devem ser investigado com um médico.

 

Meu metabolismo está funcionando adequadamente, mas ainda sim, não perco peso….

Se  já certificou-se que as duas etapas anteriores estão acontecendo corretamente, isso é, você está gastando mais do que consumindo e seu metabolismo está normal e ainda sim, não vê nenhuma redução de peso, a resposta é simples. Você precisa levar em consideração outras coisas que não só o gasto calórico e entender o que mais pode estar por trás disso. Veja alguns exemplos:

 

  • Metabolismo lento
  • Efeito colateral do anticoncepcional
  • Uso de substâncias que entrem em conflito com o emagrecimento
  • Quadro hormonal desfavorável
  • Alteração da composição corporal (isso ocorre em especial se você estiver praticando atividades que estimulem o crescimento da massa muscular)

 

No caso do metabolismo lento, você poderá consultar um médico para descobrir exatamente a causa e também seguir as dicas que iremos postar aqui em nosso blog em breve de como acelerar seu metabolismo.

Quanto ao uso do anticoncepcional, converse com seu ginecologista sobre a possibilidade do uso dele estar influenciando.

Algumas substâncias ou até mesmo intoxicações podem dificultar o emagrecimento; São exemplos de substâncias:  medicamentos como corticoides, excesso de sal, álcool, etc.  Também podemos citar aqui a intoxicação por alumínio, algo muito comum hoje em dia, mas que não apresenta sintomas claros, e que resultam no final das contas em acúmulo de gordura e retenção.

No caso do quadro hormonal, mulheres são por natureza mais propensas a acumular gordura e reter água devido aos hormônios femininos , mas também, é sempre bom verificar a condição que você se encontra atualmente, para saber  por exemplo,se os hormônios responsáveis pela queima de gordura estão em níveis normais.

Se você entrou na musculação a pouco tempo ou está praticando atividades físicas que estimulam a massa muscular, você pode estar desenvolvendo músculos e queimando gordura. Em proporção, o músculo é mais pesado do que a gordura, então, pode ser que você esteja aumentando a massa muscular mas ainda sim, tenha uma capa de gordura na frente dele, o que impede de perceber que essa mudança está acontecendo. O resultado disso é que, ao subir na balança você verá que não está emagrecendo, podendo até mesmo ter ganho peso. Mas não se preocupe, isso é um ótimo sinal e significa que você está literalmente trocando gordura por músculos.

 

 

Agora sim eu entendi! Mas ainda queria saber, se o bom funcionamento do metabolismo é umas das principais chaves para perder peso, como posso acelerar meu metabolismo?

Se você está seguindo um plano de reeducação alimentar, talvez a melhor opção seja incluir alimentos que acelerem seu metabolismo.

 

Além disso, as atividades físicas são partes fundamentais para o sucesso do emagrecimento consistente. Experimente atrelar qualquer tipo de atividade física de intensidade moderada ou alta  por  30 a 40 minutos todo os dias. Com certeza, os resultados aparecerão de maneira muito mais rápida.

 

 

 

Você já conhecia todas essas dicas para acelerar o seu metabolismo e começar a perder peso de maneira saudável? Qual delas é mais simples de colocar em prática primeiro? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários abaixo!

 

 

 

3 thoughts on “Quero perder peso e não consigo, e agora?

  1. Amanda says:

    Ótimo conteúdo!! Muito poucos conteúdos abrangem a questão metabólica, a maioria foca somente no que é saudável para uma boa dieta. Considerar como o seu corpo reage aos alimentos ao me ver é importantíssimo!! Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×